domingo, 14 de agosto de 2011

GRES PORTELA (RIO DE JANEIRO/RJ)


Nilce Fran


Nilce Fran, passista portelense, estará participando de debate no CCBB!
O Centro Cultural Banco do Brasil promoverá, na próxima terça-feira, a partir das 18h30, mais uma edição do ciclo de debates "Carnaval, que festa é essa?". Com entrada franca – senhas distribuídas sempre uma hora antes dos eventos –, o projeto reúne intelectuais e bambas que analisam a festa além dos desfiles, propiciando assim uma visão contemporânea do carnaval brasileiro.
O próximo encontro terá como tema “O chão do samba” e contará com a participação de Nilce Fran, coordenadora da Ala de Passistas da Portela. Como é o tratamento dado aos sambistas, como veem o Carnaval, como se preparam, suas histórias e angústias antes e durante o desfile estarão na pauta.
Portelense de raizJá Nilce Fran ressalta que tudo aquilo que conquistou deve ao samba. Segundo ela, foi preciso encarar o preconceito e outros desafios que, no entanto, não a desviaram de um projeto para perpetuar a arte de sambar.
"Além de negra, comecei trabalhando com o samba na Espanha, fazendo shows. Ao voltar para o Brasil, percebi que muitos viam meu trabalho com desconfiança, mas não perdi tempo com isso. Aprimorei minha dança com cursos no exterior e adquiri técnicas importantes para transmiti-la. Hoje posso dizer que sou uma privilegiada, pois vivo do samba e, há 10 anos, em parceria com Valci Pelé, criei o projeto Primeiro Passo, sediado em Oswaldo Cruz, onde 180 crianças aprendem não só a sambar. Algumas têm aulas de cavaquinho, outras compõem a Cia. de dança e todas conhecem o conceito de cidadania", revela Nilce. 
http://compositoresdaportela.blogspot.com/
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário