sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CARNAVAL CARIOCA

http://bancadadosamba.wordpress.com/

Apuração da Federação de Blocos tem final tumultuado.

Entendemos que numa competição tão acirrada como foi a do desfile do Grupo 1 da Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro, seria humanamente impossível agradar a todos. Muitos interesses estão em jogo e as comunidades envolvidas neste carnaval esperavam ansiosamente para chegar o dia em que seriam aclamadas como escola de samba e disputar títulos importantes. O protesto é válido quando não se atinge o objetivo, mas a combinação a seguir é catastrófica. Junte num espaço fechado pessoas com um altíssimo nível de tensão; dê a elas um caminhão de cerveja e as desagrade com notas abaixo do sonhado dez. Assim, o que seria um ambiente de festa e comemoração se converte em cenas lamentáveis de violência e pancadaria generalizada.
A leitura das notas ocorreu de forma tranquila nos três primeiros grupos, saindo vitoriosos os blocos Esperança de Nova Campina no Grupo 4, Bloco do Barriga no Grupo 3 e Colibri de Mesquita no Grupo 2. A apuração do Grupo 1 era realmente a mais aguardada da tarde pois apenas o campeão seria promovido a escola de samba. Refletindo o sucesso do desfile de sábado de carnaval, a disputa foi acirrada desde o começo entre o Coroado de Jacarepaguá e Unidos das Vargens, que se mantiveram empatadas até a chegada do último quesito, Estandarte. Neste quesito, o Coroado recebeu 9,5 e Vargens recebeu nota 10, desempatando a apuração. Neste momento, torcedores da agremiação de Jacarepaguá iniciaram um protesto violento, chutando as grades em frente ao palco do Terreirão do Samba e xingando integrantes da mesa da entidade.
Na sequência, integrantes da União de Vaz Lobo (que desde o começo estava fora da disputa pelos primeiros lugares) pularam as grades de proteção e subiram no palco, atirando latas de cerveja cheias na direção do presidente da Federação, Izaltino Medeiros, que não reagiu aos ataques. E não parou por aí. Um dos integrantes da agremiação (foto no topo) correu em direção aos profissionais de imprensa e tentou agredir um deles, sem sucesso.
A confusão não impediu o anúncio oficial da vitória da Unidos das Vargens, que estará presente no desfile das escolas de samba do Grupo D da AESCRJ em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário