segunda-feira, 29 de abril de 2013

GRES ACADÊMICOS DO SALGUEIRO (RIO DE JANEIRO/RJ)

29/04/13 às 07:34
Salgueiro divulga seu enredo para o Carnaval 2014
Mais uma vez abrilhantando o carnaval do Salgueiro, a dupla de carnavalescos Renato e Marcia Lage vai apresentar no carnaval de 2014 o enredo "Gaia - a vida em nossas mãos".
O enredo abordará a criação do universo, partindo de uma lenda afro-brasileira, na qual Deus - Olorum criou o mundo material e tudo que está nele, inclusive o homem.
Para ajudá-lo nessa tarefa, criou também os Orixás, forças sobrenaturais que habitavam o Orum (Céu) e se concretizaram associados às forças da natureza e seus elementos planetários, manifestando-se através desses.
Conta a lenda yorubana que no princípio dos tempos existiam dois mundos: o Orum, espaço sagrado dos orixás, e o Aiyê, espaço destinado aos seres vivos - Terra. No Aiyê primitivo só existia água. Um dia Olorum resolveu recriar o espaço para a humanidade que também seria criada num segundo momento. Designou os orixás, relacionando um deles com cada um dos elementos: ar, terra, fogo e água.
Renato e Márcia fazem uma viagem destacando a importância de que possamos viver numa sociedade mais sustentável ambiental e socialmente, da infância até a mais sábia das idades, quando desejamos ter um envelhecimento ativo, com saúde, desenvolvendo novas capacidades.
Levantando essa bandeira, a escola da Tijuca espera "contribuir para ajudar na garantia da sobrevivência e sustentabilidade de todas as espécies do nosso sistema vivo e celebrar a vida, prolongando com saúde e consciência cada ato vivido. Nós merecemos e assim também o merece o maravilhoso e fantástico planeta Terra - GAIA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário