terça-feira, 19 de novembro de 2013

GRES CANTO DA ALVORADA (BELO HORIZONTE/MG)

QUEM AMA PRESERVA, LUTA PELA VIDA,
E FAZ ACONTECER
SINOPSE
            Na mitologia grega, Gaia era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos e representava a suprema deusa dos deuses, uma criatura poderosa e onipresente que simbolizava o poder matriarcal da Natureza. Como sendo Terra, é o nosso habitat, é Terra viva, é riqueza, é um ser vivo.
            Ela possuía múltiplas conexões com os quatro elementos, o Fogo, o Ar, a Água, e a Terra e nos mostrou que tudo está ligado a tudo. Assim, o que acontecer à Gaia, o que acontecer a Terra, também afeta os filhos da Terra; pois Terra é qualificada como uma entidade ecológica viva que cria as condições para a sua própria sobrevivência e essa realidade precisa ser encarada.
Gaia age como uma mãe que acalenta os filhos, mas é cruel com os transgressores, mesmo que seja seu próprio filho.
Infelizmente, o homem tem demonstrado uma dificuldade grande de viver em harmonia. As espécies animais e vegetais sempre foram vítimas da violência e degradação proporcionadas pelo ser humano.  A ganância e o desrespeito sempre foram constantes na relação entre homem e natureza. Precisamos que a população do mundo sinta o perigo real e presente e que se mobilize de forma espontânea promovendo, generosamente, uma retirada ordeira e sustentável para um mundo melhor; pois o meio ambiente está em evidência e estamos diante de um problema global.
Olhando o ecossistema, vemos que com o aumento da população humana, cada vez mais o centro urbano tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalar depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.
A degradação das terras, os acúmulos de resíduos, os dejetos químicos industriais, a mineração sem controle, o esgotamento dos recursos, a tecnologia com seus inúmeros abusos, as vastas mudanças climáticas, o uso da água de forma irracional, a queima dos combustíveis fósseis, que despejam na atmosfera das cidades industriais toneladas de poluentes, constituem uma ameaça ao bem estar humano que precisa conviver com todos os prejuízos advindos do “progresso”.
Fruto dessa poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e corrói com o tempo tudo que vê pela frente.
O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta e o aquecimento global está ocorrendo em função do aumento de emissão de gases poluentes.
O desmatamento e a queima de florestas e matas também colaboram para esse processo; e o equilíbrio ecológico do planeta se encontra justamente nas matas e florestas.
A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e em longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garantem os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando uma boa qualidade de vida.
Se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
O Canto da Alvorada, escola verde e branco, que defende o verde desde as cores de sua bandeira, faz, neste carnaval, uma viagem ao centro da destruição, em busca de recuperação, levando a avenida um discurso verde, um exemplo de vida verde, com a esperança de conscientizar as pessoas da necessidade de se tomar ações rápidas para proteger a humanidade da extinção.

 Vamos travar uma batalha ideológica, sem armas letais. Pois quem ama preserva, luta pela vida e faz a vida acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário