sábado, 25 de julho de 2015

CETE (PORTO ALEGRE/RS)

Fantasia e alegorias e adereços serão os painéis em destaque no CETE no sábado, na Assembleia Legislativa
Dois quesitos que visam o encantamento ao público através de um apuro artístico-visual e que tratam da criatividade, exuberância e da narrativa de um desfile de carnaval, serão o destaque do sétimo encontro do curso de tema-enredo do CETE – Centro de Estudo e Pesquisa de Tema Enredo e Memória do Carnaval neste sábado, dia 25 de julho, às 14h, na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do RS. Serão apresentados os painéis fantasias e alegorias e adereços.
O primeiro palestrante será Luiz Augusto Lacerda, mais conhecido no meio carnavalesco como Gugu, o “figurinista das estrelas”. Para o carnaval de 2016, o profissional (que também é temista) ocupará o posto de figurinista dos Imperadores do Samba. Com quase duas décadas dedicadas à folia, Gugu já desenvolveu trabalhos junto a escolas como Samba Puro, Acadêmicos de Gravataí, Copacabana, Vila Mapa, Praiana, Imperatriz Dona Leopoldina e Império da Zona Norte, além de entidades carnavalescas da Região Metropolitana e interior do Estado. Integrante e jurado do CETE, Gugu vai falar sobre o trabalho do responsável por roupas e fantasias de uma escola de samba.
Logo em seguida, será a vez de Luiz Roberto Corrêa. O Prof. Roberto é professor, historiador, gestor de carnaval, jurado e ex-presidente da AECGUA – Associação das Entidades Carnavalescas de Guaíba. Também já atuou como diretor das escolas de samba Academia de Samba Cohab Santa Rita e Estado Maior da Colina, em Guaíba, além de ser membro do conselho deliberativo dos Bambas da Orgia e vice-presidente de Finanças do CETE. Estudioso do carnaval, Roberto vai falar sobre as alegorias das cidades onde o CETE julgou em 2015.
O painel encerra com Sílvio Oliveira, carnavalesco que desde 2009 é o responsável pela parte plástica dos Imperadores do Samba, atual bicampeã de Porto Alegre. Sílvio já desenvolveu carnavais no Império da Zona e no Império do Sol, além de ser um dos responsáveis pela montagem e confecção dos carros do desfile temático da Semana Farroupilha.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 2
Dia 25 de julho – 7º encontro – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) – 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do RS.
Das 14h às 15h30min: LUIZ AUGUSTO “GUGU” LACERDA, figurinista e temista. Painel: “Fantasia”.
Das 15h30min às 15h45min – Intervalo
Das 15h45min às 18h: PROF. ROBERTO CORREA, integrante do CETE, jurado e pesquisador de carnaval; SILVIO OLIVEIRA, carnavalesco. Painel: “Alegorias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário