domingo, 19 de julho de 2015

GRCES PROVA DE FOGO (SÃO PAULO/SP)

Sinopse Enredo 2016

"Com o Movimento Que Se Eternizou... Chacrinha Continua Balançando a Massa. Alô Alô Terezinha..."

Logo enredo 2016 Prova de Fogo. Foto: Cebola

Alô Alô Atenção! O Prova de Fogo é a nova sensação!
José Abelardo Barboza de Medeiros (Chacrinha)
Nasceu em Surubim, Pernambuco e aos 10 anos de idade mudou-se com a família para Campina Grande, na Paraíba. Aos 17, foi estudar em Recife, capital pernambucana.
Começou a cursar faculdade de Medicina em 1936 e, em 1937, teve o seu primeiro contato com o Rádio, no Programa Rei Momo.
Em 1956 estreou na televisão com o programa Rancho Alegre, na TV Tupi, na qual começou a fazer também a Discoteca. Em seguida foi para a TV Rio e, em 1967, foi contratado pela Rede Globo. Chegou a fazer dois programas semanais: Buzina do Chacrinha, no qual apresentava calouros, distribuía abacaxis e perguntava "Vai para o trono, ou não vai?" e Discoteca do Chacrinha.
Cinco anos depois voltou para a Tupi. Em 1978 transferiu-se para a TV Bandeirantes e, em 1982, retornou à Globo, onde ocorreu a fusão de seus dois programas num só, o Cassino do Chacrinha, que fez grande sucesso embalando as tardes de sábado.
Sinopse
Surge o Grande Pai da Tropicália "Quem não se comunica, se trumbica". Nesse grande Caldeirão Cultural o movimento tropicalista surgiu sob diversas correntes artísticas, culturais e de vanguarda. O Brasil como grande canário de natureza e belezas infinitas inspiraram eles , "os novos Baianos". Abacaxis, araras e bananas se curvam diante da influencia cultural de um país tropical, de uma grande miscigenação do folclore brasileiro com o povo tupiniquim, tupinambás, bate macumba, bossa nova e ate rock and roll.
De Iracema até antropofagia, formando uma grande "Geleia Geral" de "Parangolés eu vou, o programa do velho guerreiro chegou", "Alô alô Teresinha aquele abraço", "Alô alô Teresinha o velho guerreiro continua embalando a massa", Guitarras elétricas, Juventude Liberta, moda, teatro e cinema ao lado deste movimento, tomava vários caminhos e formas, predominantemente brasileiros e regionais.
Seguindo a melhor das tradições dos grandes compositores da Bossa Nova e incorporando novas informações e referências de seu tempo, o Tropicalismo renovou radicalmente a letra de música, "Moro num país tropical...". Letristas e poetas, Torquato Neto e Capinan compuseram com Gilberto Gil e Caetano Veloso trabalhos cuja complexidade e qualidade foram marcantes para diferentes gerações.
"Vocês Querem Bacalhau", "O Rio de Janeiro Continua Lindo" e tendo o saudoso "Velho Guerreiro" o nosso ícone nacional da diversidade cultural nunca visto antes na TV. Guardamos em nossa memória sua buzina na qual classificava o Povo Brasileiro com irreverência e bom humor. Hoje através desta festa "Opera Popular" e com a prova de Fogo congraçaremos nesse Caldeirão Miscigenado, a cultura mais que popular de uma geração marcada pela alegria e uma nova forma de "Comunicar".
Conclusão
"Chacrinha (Abelardo Barbosa) era um apresentador de rádio que passara com ganho para a televisão. Pernambucano com pesado sotaque, um homem de poucas letras, já na meia idade então, ele comandava seu anárquico programa com um personalismo apaixonado e hipnótico. Agredindo com humor, mas sem humilhar verdadeiramente os calouros pobres e ignorantes que eventualmente ele interrompia com uma buzina semelhante à de Harpo Marx ele não apenas se punha, mas estava de fato, no mesmo nível dos candidatos, e, afora a buzina, nada tinha de semelhante ao angelical Harpo, sendo um mestiço barrigudo e de voz a um tempo rouca e estridente, intrometendo se nos números musicais de estrelas comerciais consagradas, atirando bacalhau na plateia, Chacrinha era um fenômeno de liberdade cênica - e de popularidade.
Seu programa tinha enorme audiência e, como se fosse uma experiência de massas, às vezes parecia perigoso por ser tão absurdo e tão energético. Era o programa que as empregadas domésticas não perdiam e que atraiu a atenção exatamente de Edgar Morin, que veio ao Brasil para estudá-lo. Saudades do amigo e Velho Guerreiro, você imortalizou nosso Movimento, chamado Tropicália, chamado da paz e do amor. Chacrinha".
Caetano Veloso

Extraído de "Verdade Tropical", Companhia das Letras, 1997 

Nenhum comentário:

Postar um comentário