terça-feira, 12 de abril de 2016

GRES ACADÊMICOS DO DENDÊ (RIO DE JANEIRO/RJ)

Enredo 2017

"Viagem Fantástica na Arca do Poetinha"


JUSTIFICATIVA

É com grande alegria que nossa Academia embarca numa viagem fantástica pela literatura infantil, tendo o nosso Vinícius de Moraes- o "Poetinha"- como comandante, através de sua única obra para crianças, a coletânea "A Arca de Noé", publicada na década de 70.
A Arca de Noé apresenta trinta e dois poemas destinados à infância e se apresenta rica e com temáticas diversificadas, encontrando maior ressonância no espírito infantil por estar fundamentada na sensibilidade e na fantasia.
A importância da coletânea consiste na ruptura com o conservadorismo formal e pelos ideais cívicos, patrióticos e familiares, na representação de padrões de obediência e passividade, impostos na literatura infantil até os anos 60. Com a publicação da obra infantil A Arca de Noé o gênero literário destinado às crianças se transforma em um objeto novo, produzido por meio da convergência entre a imaginação e a magia, que fundem prazer e arte, fecundando a criação destinada à criança, desvinculada de quaisquer compromissos pedagógicos, obedecendo, agora, às novas palavras de ordem: criatividade, consciência da linguagem e consciência crítica.
A Arca de Noé, assim, é considerada o boom da literatura infanto-juvenil brasileira, o reinício de sua história literária no gênero.
Daí, as obras literárias associadas às crianças tematizam sobre elas, dando-lhes voz, atendendo aos anseios infantis, acentuando sua fase de desenvolvimento e de descoberta do mundo, de si e do outro, conseguindo enfatizar seu potencial de criatividade, autonomia e rebelião, tornando-as "seres pensantes", pequenos cidadãos que darão continuidade à nossa história.
Então, a justificativa do enredo é a intenção de permitirmos, incentivarmos a criança, através da leitura, da musicalidade, do lúdico, a sonhar, e daí criar, aceitar, rejeitar. Enfim, tornar-se verdadeiro cidadão de nossa nação, para um futuro sem corrupção, com boas realizações e a comunidade em comunhão.
E, nas "brincadeiras das palavras" nossa Agremiação para o carnaval 2017 viaja no lúdico da imaginação, desembarca da Arca não no Monte Ararat, mas no Morro do Dendê, distribuindo esperança, respeitando e valorizando as crianças de nossa comunidade, visualizando-as como o futuro promissor deste país já tão castigado e desgastado.
Estamos fazendo nossa parte, e você, no que está contribuindo para um "Brasil Melhor"?
"Criança é nossa Esperança - #Fica a dica!!!!
"A Arca de Noé" é o único livro infantil de Vinícius de Moraes. Em 1980, ele começou a trabalhar com o compositor Toquinho na versão musical dos poemas. Foi o último projeto do poeta: no dia 9 de julho, depois de uma reunião com o parceiro, Vinícius morreu em casa. O disco "A Arca de Noé" saiu em 1980 e teve um segundo volume em 1981, reunindo artistas como Elis Regina, Ney Matogrosso, Chico Buarque e Moraes Moreira.

Carnavalesco; Guilherme Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário