segunda-feira, 22 de maio de 2017

GRES ACADÊMICOS DA ABOLIÇÃO (RIO DE JANEIRO/RJ)

“É Preciso Preservar”


S I N O P S E
Nossa bela Terra, fonte de recursos naturais, vamos preservar
O G.R.E.S. Acadêmicos da Abolição, no Carnaval 2018, convida a todos para fazer uma reflexão sobre o nosso planeta e sobre os impactos que estamos provocando, pela falta de preservação à nossa amada e sagrada Terra.
Tão natural seria se soubéssemos conviver com a natureza e contemplar as belezas da nossa Terra, afinal temos tantos fatores abióticos e bióticos para admirar, como: as rochas, os solos, os oceanos, a flora e a fauna.
E quão bom seria se não tivéssemos que lamentar por tantos animais em risco de extinção, ansiando por preservação.
Tão bom seria se preservássemos as nossas matas, deixando a ganância e o rastro de destruição esquecidos, enaltecendo a nossa diversidade vegetal, resolvendo esse problema ambiental.
Preservar é dever previsto na legislação, obedecer é fundamental.
Oh, água, fonte da nossa vida, não importa quem somos, onde vivemos e o que temos, mas todos nós precisamos de ti para sobreviver!
Além disso, vamos lembrar que se os nossos corações pulsam e exalam tão fortemente o amor pelo samba, é graças aos ecossistemas onde são gerados o oxigênio, e é através dele que vamos conscientizar, porque dos nossos ecossistemas florestais e marinhos são gerados o nosso ar.
Lutar contra a seca e a desertificação, que podem causar danos fatais à vegetação. Devemos lembrar que soltar balões é crime ambiental. E que, apesar de tradicional, pode ser
prejudicial.
É preciso se conscientizar para preservar.
Nossa Acadêmicos da Abolição irá pisar forte no chão da Intendente Magalhães, buscando as bençãos da Mãe Natureza, mostrando que ,com o suor de um povo que enriquece nossa terra, podemos reconstruir nosso solo que, outrora, era tão fértil e por culpa de substâncias tão prejudiciais a vida humana, como os agrotóxicos, há o risco de ficarem entristecidos e sem vida, tornando-se pobre e dificultando a plantação e a colheita.
Por isso, vamos lá!
Vamos obedecer às Leis Ambientais, seguir os princípios dos 5R’s Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar.
Pois É PRECISO PRESERVAR.
Autoria e Pesquisa – Departamento Cultural: Vladimir Rocha e Raquel Faria
Carnavalesco: Fábio Henriques
Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Abolição
SÍNTESE DOS SETORES
Setor 1 : Nossa bela Terra, fonte de recursos naturais, vamos preservar.
Contemplando o belo e enfatizando sua preservação:
• Mostrar o grito de alerta de espécies animais. Lembrando que para cada animal extinto no mundo é um ciclo da vida arrebentado.
• Admirar o poder da Fotossíntese, o encantamento do Sol penetrando as plantas em um dos processos mais importantes da Terra.
• Enaltecer a diversidade vegetal, lembrando que, entre inúmeras árvores, o Ipê Roxo embeleza o ambiente, combate doenças e traz o bem-estar.
• Exaltar a força e o poder de transformação da Mãe Natureza na preservação de elementos vitais, como as límpidas gotas d’água, a terra fértil, o ar puro e o fogo como um forte elemento de purificação.
Setor 2: Preservar é dever previsto na legislação. Obedecer é fundamental.
Se as leis existem vamos segui-las!
• Mostrar que a Lei de Educação Ambiental, por sua vez, tem como foco principal apresentar a melhor maneira para um viver sustentável em que interagir com o meio ambiente sem danificá-lo é essencial.
• Condenamos os criminosos sem lembrar que somos o que fazemos. Se formos cruéis com a natureza, estaremos infringindo as Leis de Crimes Ambientais ou Lei da Natureza e ,infelizmente, o meio ambiente receberá as punições e todos nós seremos condenados às condições ambientais adversas.
• Lembrar que o veneno pode estar em nossas mesas e que, infringindo a Lei dos Agrotóxicos, mortes poderão ser causadas.
• Em discordância com as leis, seja por envenenamentos químicos, seja por queimadas, os solos podem se tornar secos, ríspidos e pobres. Por isso, lutemos contra a desertificação e lembremos que soltar balões, principal causa de queimadas, também é crime ambiental!
• Parabenizar os guardas florestais por atuarem com a Lei que estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, guardando as nossas florestas que possuem tantas riquezas.
• Lembrar que os governantes não podem se omitir no cumprimento da lei que garante o saneamento básico, pois a sua falta traz à população o risco de contrair diversas doenças.
Setor 3: É preciso se conscientizar para preservar.
Os ideais:
• Pensar em reciclar o lixo para ter mais qualidade, menos quantidade, mais cultura, menos material, mais tempo para as crianças, menos tecnologia de diversão, mais carinho, menos presentes que se descartarão.
• Aprender que a natureza usa a energia solar e eólica há milhares de anos e de forma positiva. Temos que desejar que a raça humana aprenda a usá-las em todas suas possibilidades, por serem energias limpas que reduzem o Efeito Estufa e consequentemente o Aquecimento Global.
• Definir estratégias para eliminar os produtos não biodegradáveis, haja vista que tais produtos não proporcionam benefício algum ao ambiente, aumentando o volume de resíduos presentes na superfície do planeta.
• Vamos acabar este Carnaval promovendo a sustentabilidade e modificando nossas formas de sobreviver.
Façamos isso, promovendo a boa política dos 5R’s que consiste no ato de repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar, pois:

É PRECISO PRESERVAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário