terça-feira, 25 de julho de 2017

GRCES A GRANDE FAMÍLIA (MANAUS/AM)

Sinopse enredo 2018

"COLÔMBIA A ESMERALDA DAS AMÉRICAS"


APRESENTAÇÃO
Liberdade e ordem! Este é o lema que o G.R.C.E.S. A Grande Família vai defender no Carnaval 2018.
Com cores, versos e movimentos, ao som da bateria entoando em forma de samba é que a Grande Família pretende exaltar a Colômbia, colocando-a como a joia mais preciosa deste continente: um país que produziu no decorrer de sua história um rico patrimônio cultural e que, hoje, se consolida ao se impor como uma das maiores potências econômicas das Américas.
Ouçam o grito do galo a cantar anunciando o despertar de um novo carnaval: é a Grande Família indicando uma nova viagem pela história das Américas, uma história de lutas, conquistas e riquezas.
Sim, colombianos! Vocês são o nosso enredo nesta aventura carnavalizada. E quando os fogos de artifícios clarearem os céus e a penumbra se dissipar, todos vão entender que o sonho é a verdadeira vitória sobre o tempo. Alegrai-vos colombianos! Sua história vai ser contada agora. Olhem, a partir de agora, das janelas de suas almas e vejam a memória colombiana em desfile.
SINOPSE DO ENREDO
Em Busca do Eldorado
No comando da Coroa Espanhola, Isabel de Castella, a rainha católica. No comando das caravelas, Cristóvão Colombo, o descobridor da América.
Ventos alísios conduziam o velejar. Ondas marítimas impeliam os sonhos. Ansiedade a cada légua percorrida. Ânsia em navegar rumo ao desconhecido e ao mesmo tempo a cobiça em ser o primeiro a explorar. Assim foi a chegada dos espanhóis à América.
Com a mente alimentada por histórias de cavalaria e por relatos fantásticos, navegaram sem descanso em busca do Eldorado. Para encontrá-lo, foi preciso navegar... Ali, naquela terra de dois mares, havia riquezas.
Aos ouvidos de Castela chegou a existência de um homem coberto de ouro, de um homem de ouro e, por fim, de uma cidade de ouro. Por isso, o comando foi dado. Uma viagem patrocinada, onde a ordem era explorar.
O ouro era um metal sagrado, não um bem de valor. Era enfeite de homens e mulheres indígenas, de templos e de tumbas. Era o presente das divindades celestiais à humanidade.
O olhar do conquistador só alcançava a riqueza material. Por isso, muito sangue foi derramado em nome da ilusão.
Na Terra de Colombo tudo era ouro. E assim, corria a notícia...
Da Colonização à Independência
Com a exploração começou também a colonização. As nações chibchas, quimbaya e tairona resistiam, mas a ganância do conquistador os escravizavam. Era o espanhol que comandava. O espaço das nações indígenas era aos poucos tomados com a ocupação negra, para a escravidão, e a branca, para exploração.
E assim, a força branca prevaleceu, o lamento indígena permeou e a dor negra chorou. Essa miscigenação deu nova cara à América. Tornou-se uma terra ameríndia. Terra do Vice-Reino de Nova Granada.
Foram séculos de exploração e de domínio até a decadência da Coroa Espanhola. Um sentimento de libertação tomou conta de todos. Era o início do processo de libertação. As colônias espanholas da América começavam a ver um novo horizonte, que deu origem a grandes movimentos sociais pela libertação. Boyacá, a grande batalha decisiva no processo de independência. Surge a República de Grã-Colômbia.
“Liberdade e ordem!” Lema que sustenta a nação colombiana, assim como as cores de sua bandeira. O amarelo, todo o ouro e as riquezas minerais e naturais do solo colombiano; o azul, o céu, o Atlântico e o Pacífico, mares que banham o país; e o vermelho, o sangue derramado pelos colombianos que lutaram pela Independência da Espanha.
Suas lutas e vitórias e a determinação de um povo guerreiro, mantém vivo o legado do “Libertador”, assim como, o voo do Condor dos Andes, que nos revela a liberdade e a soberania da nação.
A Megadiversidade Colombiana
Terra dominada pelos Andes.
País das três cordilheiras, que se destaca pela megadiversidade de seu território.
Costa do Caribe... sol e calor, praias a perder de vistas. Região andina... vales encantadores, palco dos grandes centros urbanos. Região insular... ecossistemas de corais, ilhas paradisíacas. Orinoco... pecuária ativa, bosques de galeria. Pacífico... manguezais, florestas densas. Amazônia... fauna e flora deslumbrantes.
E ainda, as endêmicas borboletas e a orquídea cattleya, juntas, enaltecem a Colômbia com suas belezas infinitas e singulares.
Como a primavera é eterna na Colômbia, surgiu o Festival das Flores, com o desfile dos Silleteros. Feiras de flores.... São 60 anos de jardins, parques e lojas inundadas de flores. Um verdadeiro jardim de vida.
Flores, também, nos coloridos e chamativos Chivas, que nos levam a um passeio turístico ao som de muita música, principalmente, a cúmbia e o vallenato.
Da Colômbia Para o Mundo
Muita coisa pode ser exportada, inclusive pequenos tesouros. Pequenos que se agigantaram e ganharam o mundo. Colombianos natos exportam talentos e exaltam o país.
Colômbia de inspiração do grande escritor Gabriel García Márquez, do Prêmio Nobel com Cem Anos de Solidão, um realismo mágico que influencia a cultura popular; da observação do pintor Fernando Botero, das pinturas gordas e bocas fechadas, que fez de suas telas uma releitura dos ideais de beleza Renascentista; da influência musical da cantora Shakira, que internacionalizou o pop latino; da vibração do futebolista James Rodriguez, que se tornou orgulho nacional pelos feitos e premiações recebidas; da autêntica riqueza humana, das histórias de solidariedade, de ajuda e de apoio ao próximo.
Peculiaridades Colombianas
A Colômbia é um jardim mariano, em cujos santuários domina, como o sol entre as estrelas, Nossa Senhora de Chiquinquirá – a Virgem do Rosário, A Capitã do Exército, a Rainha da Nação.
É um povo que vem quebrando barreiras sociais e raciais, nos campos e nas arquibancadas. O futebol colombiano cresceu e vem moldando a identidade cultural do país.
O milho é um alimento tipicamente americano. Era ofertado aos deuses na era pré-colombiana e até hoje está presente em boa parte dos alimentos. Os deliciosos grãos dourados são a base da alimentação dos colombianos.
E o café suave, exportado para todo o mundo, é a bebida mais comum e a marca da culinária no país, onde se exala um saboroso aroma.
Além do verde que cobre as planícies, montanhas e reservas naturais, a Colômbia esconde outro tom de verde entre seus penhascos, são as famosas e preciosas esmeraldas. A Colômbia é o maior produtor mundial, não só pela quantidade que produz, mas também pela qualidade dessas esmeraldas, sendo uma das mais cobiçadas.
Colombiano, povo que não perde o otimismo e a vontade de viver. É o povo mais feliz do mundo. Não se explicam as razões para tanta felicidade, mas podemos imaginar. Nação rica em belezas naturais, um clima ameno, boa comida e muita diversão com suas festas tradicionais e coloridas.
Ah, América do Sul! Continente megadiverso! Hoje brilha a maior riqueza do teu chão...
Colômbia, um rico patrimônio cultural, uma nação que usa adequadamente seus recursos naturais.
Colômbia, uma verdadeira esmeralda, uma joia rara e valiosa, que precisa ser preservada.
Jorge Granjeiro

Carnavalesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário